27 março 2007

Cuidado com o caimão!

Pode parecer pedantismo, mas não é …( aliás, vejo as notícias ou um jogo quando a bola me interessa, dou uma espreitadela no Mezzo, faço zapping para a Odisseia, entre outros).
Mas voltando à vaca fria: nem uma única vez aconteceu, ter dado uma olhadela ao tal programa/concurso para eleição do “ melhor português de todos os tempos ”!
Será que me estou a afastar vertiginosamente da realidade do meu Portugalzito?

Este termo – Portugalzito - ocorreu-me em associação, ao ver uma cena de “ Caimão”, o último filme de Nanni Moretti.
Na tal cena, uma personagem, o produtor cinematográfico polaco Sturovsky, goza com o seu interlocutor, o produtor/realizador Bruno Bonano, ao falar-lhe jocosamente da sua surpreendente Italiazita. Dizia-lhe o polaco, em bom italiano: quando se pensa que ela já bateu no fundo, o pior ainda está para vir…

Pelo que transparece do filme, o poder viciante da televisão da era Berlusconi, onde não faltam shows com as habituées coristas louras, redondas e torneadas segundo convencionais padrões estéticos, ia desbravando, abrindo alas para a sua futura governança populista e corrupta.
Nesta Bella Italia mostrada por Moretti, enquanto uma esquerda tristonha se ia perdendo na postura maçadora do politicamente correcto, o italiano vero era seduzido de forma embrutecida por esse tal mundo virtual…
Mas que réptil!