26 janeiro 2007

Em duas rodas



Para escapar à atmosfera pesada que cobre actualmente a cidade de Lisboa, onde sobressaem “odores pestilentos”, com incidência nas proximidades da CML, lembrei-me de colocar o portátil numa mochila, e correr alguns riscos: agarrar na bicicleta, pedalar entre autocarros e carros e dirigir-me para um extremo da cidade.
E a memória levou-me para longe…

Para Amsterdão, onde estive no final do ano que passou. Há quem lhe chame a Veneza do Norte, pelo reticulado de canais que apresenta. Os canais e as bicicletas serão sempre um ex-libris daquela cidade. Outro aspecto que também me chamou a atenção foi a organização do espaço de circulação, de transporte e pessoas. Nas vias mais importantes, a faixa central é destinada aos tramways. A partir do eixo, e para cada um dos lados da via, com elementos de descontinuidade, aparecem então, sequencialmente, as faixas para os carros, as ciclovias, e por último, os passeios para os peões. Cada macaco tem o seu galho, pensei eu!